sábado, 8 de dezembro de 2012

13. Dina de Souza


"Trilogia da Festa Brava II”
Óleo s/ tela
120x80 cm



Currículum ARTÍSTICO de DINA DE SOUZA
(em 21.Fev.2013)
CURRICULUM ARTÍSTICO
É atualmente considerada uma das maiores pintoras surrealistas Portuguesas.
O Mestre Mário Silva intitula-a de Surrealista Romântica.
Iniciou a sua arte desenhando a carvão e pintando em Aguarelas, com as quais fez várias exposições individuais e coletivas desde 1988.
Assina como DINA DE SOUZA. 
Nasceu em Moçambique em 1964.
Viveu em S. João da Pesqueira, Murça, Alijó, Pinhão, Gaia e Porto. Vive atualmente em Lisboa.
Fez o Curso da Escola Soares dos Reis e o ESBAP–Escola Superior de Artes Plásticas do Porto no Curso de Pintura e Escultura.
Foi aluna e frequentou vários ateliers de Pintores e Mestres conceituados da cidade do Porto, António Fernando, José Rodrigues, Esmeralda Calvário, Júlio Pinheiro, Aurélio Mesquita e Maria Antónia Silva Porto.
Especializou-se pintando sobretudo o Porto - Património Mundial em aguarela sendo reconhecida como excelente Aguarelista.
Expõe pela 1ª vez em 1988 na Galeria MULTIFACE em Lisboa no concurso de jovens pintores onde recebeu Uma Menção Honrosa em Aguarela.
Expõe pela primeira vez surrealismo, no CCD da Câmara Municipal do Porto e no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Aldoar, Porto.
Faz parte do Núcleo Inicial de Artistas Plásticos que expõe  no GRUPO AXIS Hotéis/Golfe compreendendo unidades em Póvoa de Varzim, Ofir/Esposende, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Porto e Braga.
Foi nomeada em Novembro de 2012 ACADÉMICA CORRESPONDENTE da FEBACLA – Federação Brasileira de Académicos de Ciências, Letras e Artes.
Participou em várias exposições individuais e coletivas, nomeadamente em 23 Exposições Individuais, 7 Exposições Duplas e 105 Exposições Coletivas.

PRÉMIOS:
* 2013 - INSTITUIÇÃO E POSSE da CADEIRA PATRONÍMICA IMORTAL INTERNACIONAL Nº 006 – ALBERTO DE SOUZA - Dignatário DINA DE SOUZA em 25.01.13 pela FEBACLA – Federação Brasileira Académica de Ciências, Letras e Artes, em Niterói-RJ-BRASIL.


* 2013 - PRÉMIO "PINCEL DE OURO" atribuído pela sua obra no PORTAL FEBACLA ARTES a DINA DE SOUZA (Pintor a) em 25.01.13 pela FEBACLA em Niterói-RJ-BRASIL.
* 2013 - 3º PRÉMIO E MENÇÃO HONROSA na VIII MOSTRA ARTES PLÁSTICAS  ARTISTAS  VIMARENENSES em Guimarães Capital  Europeia da Cultura.
- 2010, 1º PRÉMIO-MENÇÃO HONROSA GRAU PLATINA na exposição "PICTOREMAS ‘10" na Loja do Cidadão do Porto, de 3 SET a 4 OUT 2010, com a obra “Suprema Tentação”.
- 2010, 2º PRÉMIO-MENÇÃO HONROSA GRAU OURO na Exposição "ART 'INATA – INTERNACIONAL DA NAZARÉ" no Centro Cultural da Nazaré de 21 Agosto a 26 Setembro 2010, com a obra “Poderes”.
- 2010, 1º PRÉMIO-MENÇÃO HONROSA GRAU PLATINA na Exposição "ESTORIL'ART" na Galeria da Junta Freguesia do Estoril de 16 a 30 de Julho 2010, com a obra “Inocência”.
- 2009, 1º PRÉMIO-MENÇÃO HONROSA GRAU PLATINA na Exposição “ARTMIXT ’09 AVEIRO CONTEMPORÂNEA” na Galeria da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro,  com a tela “Camões – O Canto Português”.
- 2009, 2º PRÉMIO-MENÇÃO HONROSA GRAU OURO na Exposição “PICTOREMAS” no Centro Cultural de Esgueira, Aveiro com a tela “Máscaras Venezianas”.
- 1988 – MENÇÃO HONROSA em Aguarela na Exposição da Galeria MULTIFACE em Lisboa.
- 2011 - Artmajeur SILVER Award 2011 (Jan)
- 2010 - Artmajeur SILVER Award 2010 (Jan)
Doutor Honoris Causa em Belas Artes, Doutor H.C. História da Arte.



CRITÍCAS
Opinião do Crítico de Arte e Artista Plástico FERREIRA PINTO (Julho 2012)
Dina de Souza nasceu em Niassa, Moçambique, um território despovoado mas possuidor de rara beleza, considerado a última selva natural do mundo ou uma espécie de reminiscência do jardim de Éden africano.
A artista aventura-se sem preconceitos a conjugar figuração e abstração. Esta conjugação é uma proposta que Dina de Souza decidiu aprofundar e mostrar como a imaginação pode ser tão criativa.
No seu trabalho sobre o Éden, a artista destaca a mulher como seu principal elemento. Contudo, outros se revelam também importantes, nomeadamente a maçã e o tempo, simbolizado pelo relógio.
As mulheres de Dina de Sousa aqui representadas não são figuras escolhidas ao acaso, mas capturadas fotograficamente pela câmara mental ao seu caleidoscópio interno e projetadas plasticamente para a tela. São figuras que representam a "primeira mulher", aquela que na história é associada à serpente que a levou a comer o fruto proibido e que por isso foi expulsa do Jardim do Éden.
Mas, o que mais cativa na sua pintura, é o modo como as cores e as formas interagem, criando claras atmosferas de sonho em abundância e em que os movimentos visuais são propiciados pela combinação entre elas.
A cidade do Porto é um outro tema de eleição para Dina de Sousa.
Poder-se-ia questionar se a sua pintura poderia existir sem a cidade do Porto? Poderia, mas não seria a mesma coisa.
A conceção do universo portuense é de elevada importância para a artista. A forma apaixonada, elegante e límpida como respira a atmosfera citadina portuense, tem grande influência no modo como experiencia, momento a momento, esse continuum espaço-tempo desta sua atual existência.
Em "MITOFACTOS O'PORTO" há questões fundamentais que a artista se propõe construir com simplicidade e espantosa sensibilidade, usando das cores e das formas, uma visão muito especial da multividencia portuense, como dela se tivesse apropriado no mais intimo sentimento da sua beleza e dos seus particularismos, com enorme cumplicidade com a cidade - artista e cidade fundidas num mesmo e único ser.

Opinião do Artista Plástico FRAGUIAL (Julho.2012)
Apraz-me falar de Dina de Souza, pois a considero uma excelente pintora. A sua fértil criatividade vai do seu incrível e belo surrealismo, onde a coloco nos degraus do sucesso, como uma das melhores da atualidade, até ao seu perfeito realismo.
Dina procurou e encontrou a sua originalidade. O seu fortíssimo potencial permite-lhe vaguear entre mundos diferentes. Dina de Souza, não se fez, nasceu. Ela utiliza a cor como forma, para expressar ritmo e movimento.
Na árvore do silencio de Dina, está o fruto da sua segurança, dos seus gritos artísticos, na procura constante em conseguir o "diferente". Dina não tem limites a percorrer, tem sim, estradas sem metas.
Todos os seus trabalhos, têm fortes mensagens, Dina consegue entrar no campo da poesia artística. 
Descodificar suas telas, é ler-lhe a alma!
Parabéns Dina de Souza, tens o meu respeito e admiração.

Opinião do Crítico de Arte e Artista Plástico Florbela Rubia, Crítica de Artes (Florença),(Julho 2012)
Uma Grande Pintora do nosso tempo com alma de poeta no que pinta o PORTO com alma e coração. Os trabalhos da Dina de Souza, são de uma técnica aprimorada e de um cromático rico de cor e de emoções. Tudo na sua obra é genialmente pensado, o tema, a história, a composição, a harmonia, a acutilante crítica á sua Cidade o PORTO e o relato indesmentível dos Factos, os Mitos, as Histórias que a tornaram Património Mundial. Também a obra de DINA DE SOUZA será no futuro apreciada a nível Mundial, fazendo dela uma PINTORA ARTÍSTICA com Créditos firmados pela POESIA que nos enche a Alma no que Cria e PINTA! Especializada inicialmente em pintar o Porto em aguarelas, hoje excede-se quando a sua Cidade - o PORTO - as PINTA a ÓLEO como poucos. A NÃO PERDER uma visita á GALERIA VIEIRA PORTUENSE, que está de Parabéns ao divulgar o que de melhor se faz hoje em PORTUGAL em SURREALISMO, pois DINA DE SOUZA tem escola, uma técnica apuradíssima e uma visão para além do comum ao CONTAR histórias de um Passado e de um presente Inesquecíveis!

GALERIAS  RESIDENTE
Vieira Portuense – PORTO
Albuquerque e Lima - COIMBRA

EXPOSIÇOES
Expõe regularmente desde 1988. Participou em mais de 105 Coletivas (Portugal, Espanha e Brasil). 7 Duplas e fez 23 Individuais, com destaque especial para a Galeria Vieira Portuense do Porto.
As suas obras estão representadas em acervo em alguns Museus, Camaras Municipais e Coleções Particulares em Portugal e no Estrangeiro (EUA, França, Alemanha, Suécia).

DESTAQUE  DE  EXPOS  EM  MUSEUS  E  GALERIAS  INTERNACIONAIS
Câmara – Porto; C.C.Valongo; C.C.Esgueira – Aveiro; Galeria Turismo Nazaré; Sana Hotel – Lisboa; Galeria C. M Oliveira Bairro; Galeria J.F. Estoril; Museu Dionísio Pinheiro – Águeda; Galeria Vieira Portuense – Porto; Museu Vouzela; Museu Regional Oliveira Azeméis – Oliveira Azeméis; Museu Etnográfico de Mira – Mira; Galeria Mafalda d’Eça, Monte Estoril; FIARTE–FEIRA INTERNACIONAL DE ARTES 2011 Coimbra;  Galeria Maria Crispim, Pinhal Novo;  Galeria Tomaz Costa – C. M. Oliveira Azeméis; Museu M. Dr Santos Rocha - Figueira Foz;  MAM-Museu Ferroviário de Montenegro, Brasil; Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana – Rio Janeiro - Brasil;  Espaço Bento Martins – J.F. Carnide – Lisboa; Casa Artes Mario Elias – Mertola; Galeria Mutualidade – Coimbra; Galeria Inventart – Odivelas; Galeria Albuquerque e Lima – Coimbra.

BIENAIS
II  Bienal de Paço de Arcos (2012)
Bienal de Vendas Novas (2011)
VII Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira (2010)
Bienal de Pedrogão (2010)
Bienal de Pintura e Escultura de Sesimbra (2010)
Bienal Prémio Fidelidade

EVENTOS DE SOLIDARIEDADE:
- 2013 -“OLHARES SOBRE VIDAS (SEM) ABRIGO, ligado ao GAF – Gabinete Apoio á Família de Viana do Castelo.
- 3 anos de Solidariedade com os ROTÁRIOS do PORTO e de GAIA          em Exposições para apoio a Várias Instituições dos 2 Concelhos, realizadas no Antigo Pavilhão da Alfândega de Gaia. 
- DIFERENÇA NA DIFERENÇA, a favor das crianças Autistas da ABC Real por ocasião do 1º Congresso Mundial de Autistas realizado na Fundação Calouste Gulbenkian e exposição no Hotel Sana Malhoa em Lisboa. 
- ARTE SOLIDÁRIA, a favor das Crianças da Unidade de Multideficiência de Oiã - Oliveira do Bairro.
- AJUDAR A MADEIRA, Galeria Mafalda d´Eça no Monte Estoril.
- ARTE NA MADEIRA, Galeria Vieira Portuense no Porto.
- AMI Assistência Médica Internacional  - Solidariedade no Centro Cultural de Ermesinde.
- AMI Assistência Médica Internacional  - Solidariedade Museu da Póvoa do Varzim.
- AMI Assistência Médica Internacional  - Solidariedade na Biblioteca Lucio Craveiro Silva em Braga.  
- AMI Assistência Médica Internacional  - Solidariedade na Biblioteca Miguel Horta em Felgueiras.

PUBLICAÇÕES EM LIVROS  ARTES
2011 – Galeria Anuário de Artes de 2011 da Fiarte – Coimbra – Portugal.
2009 – Mitos de Arte - Antologia Pintores Portugueses Contemporâneos – Museu Berardo – Portugal.
2008 – Folium – do Arquivo Municipal de Penafiel.

ASSOCIAÇÕES A QUE PERTENÇO:
COOPERATIVA ARVORE – Porto
GALG - Grupo de Aartistas Plásticos “Luso Galaicos”,
AAAGP-PT - Associação de Amizade e das Artes Galega Portuguesa
ESPAÇO DE ARTE 2000 de Martim – Murça
Círculo Artístico e Cultural ARTUR BUAL – Amadora

ACERVOS:
As suas obras estão representadas em acervo em alguns Museus, Camaras Municipais e  Coleções particulares:
Museu de Vouzela (2); Misericórdia do Porto; Câmara Municipal do Porto (2); Câmara Municipal de Stº Tirso (Museu Municipal); Câmara Municipal de Alijó; Câmara Municipal de Monção; Câmara Municipal de Melgaço;  Câmara Municipal de Poio – Espanha (3); Câmara Municipal de Cuntiz – Espanha; Casa da Cultura de Valongo; Casa do Povo de Vilas Boas – Chaves; Junta de Freguesia de Aldoar – Porto; Junta de Freguesia de Paranhos – Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário